Parabéns!    -    23/02
Dia do Rotaryano e Dia do Surdo-Mudo

NOTÍCIAS

Farmacêuticos conscientizam população sobre automedicação


Intoxicação é mais comum do que parece

Duas pessoas se intoxicam com medicamentos por hora, no Brasil, devido a problemas como a automedicação, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX). A automedicação é um hábito entre os brasileiros e é o foco de conscientização do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselhos Regionais pelo Dia do Farmacêutico, comemorado todo dia 20 de janeiro.

Para os conselhos, os medicamentos não devem ser usados sem orientação profissional e o paciente deve sempre consultar um farmacêutico. A iniciativa visa, também, colaborar com a meta da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (PAS/OMS) em seu desafio global de diminuir, em cinco anos, em 50% os danos graves e evitáveis provocados pelo mau uso dos medicamentos.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Marcos Machado, é importante que as pessoas se conscientizem que o consumo de medicamentos sem orientação pode causar problemas à saúde. “É importante que a população saiba que toda a farmácia tem um farmacêutico, um profissional de saúde plenamente capacitado para orientar as pessoas, esclarecer dúvidas e com isso utilizar os medicamentos com segurança e obter sucesso em seus tratamentos”, comenta.

Fonte: Blog Jornal da Mulher
Foto: Shutterstock


Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/farmaceuticos-conscientizam-populacao-sobre-automedicacao/